terça-feira, 1 de dezembro de 2009

Educação Inclusiva: Direito à Diferença


A educação inclusiva é um movimento que compreende a educação como um direito humano fundamental e base para a construção de uma sociedade mais justa e solidária. Preocupa-se em atender todas as crianças, jovens e adultos, a despeito de suas características físicas, cognitivas e culturais, habilitando o espaço escolar para o acolhimento e valorização dessas características.

Uma ação educativa comprometida com a cidadania e com a formação de uma sociedade democrática, não excludente, deveria, necessariamente, promover o convívio com a diversidade, pois a diversidade é uma marca da sociedade brasileira.

Esta diversificação inclui não somente as culturas, os hábitos, os costumes, mas também as competências ou particularidades de cada indivíduo. E aprender a conviver e relacionar-se com pessoas que possuem marcas sociais próprias é condição necessária para o desenvolvimento de valores éticos (dignidade, respeito, igualdade, equidade, e solidariedade).


Essa ação educativa precisa ser desempenhada, principalmente, a partir da Educação Infantil, pois a criança que conviver com a diversidade desde cedo poderá aprender muito com ela.

Assim, ao mesmo tempo em que as pessoas são excluídas em outros espaços, poderão, através de um convívio escolar sadio, vivenciar sua inserção de ato no universo social.

Imagem disponível em: saltoparaofuturoxxe.blogspot.com


Nenhum comentário:

Postar um comentário