
As atividades pedagógicas desenvolvidas em salas de aulas regulares favorecem a cada instituição a possibilidade de atualizar ou reelaborar as propostas pedagógicas vigentes, de acordo com as novas realidades que se apresentam. Então, ao reconhecer questões relativas às altas habilidades/superdotação, os educadores têm a possibilidade de rever suas práticas pedagógicas, de forma a atender às necessidades e diferentes perspectivas nos contextos de aprendizagens.
Entre as características que nos permite identificar um aluno com altas habilidades estão, a criatividade e a facilidade de se realizar determinada tarefa, assim, o professor poderá estar estimulando esse aluno.
Após analisar se o aluno apresenta essas características e demonstra certo desinteresse é importante que se realize um trabalho em separado com esses alunos, em paralelo. Desconheço que se realize um trabalho com algum especialista na Diretoria de Ensino de Mauá, mas uma pessoa com boa vontade, esforço e dedicação, que busque as fontes corretas, poderia realizá-lo.
Os desafios no atendimento educacional do aluno com superdotação/ altas habilidades é instigante e requer um trabalho pedagógico voltado para a perspectiva de uma aprendizagem ativa e dinâmica. Muitas contribuições serão construídas coletivamente e a turma terá grandes oportunidades de conhecer uma ou várias expressões de talentos, de conviver com ritmos diferenciados e aprendizagens que respeitarão estilos particulares.
Em sua proposta pedagógica, o professor poderá modificar a complexidade de exercícios, ampliar tarefas e propor planos de ação personalizados, conforme as necessidades dos seus alunos, poderá utilizar a monitoria, atividades suplementares e trabalhos coletivos.
1ª Imagem disponível em: centrodeestudosorientados.blogspot.com
2ª Imagem disponível em: joy-allnightlong.blogspot.com
Entre as características que nos permite identificar um aluno com altas habilidades estão, a criatividade e a facilidade de se realizar determinada tarefa, assim, o professor poderá estar estimulando esse aluno.
Após analisar se o aluno apresenta essas características e demonstra certo desinteresse é importante que se realize um trabalho em separado com esses alunos, em paralelo. Desconheço que se realize um trabalho com algum especialista na Diretoria de Ensino de Mauá, mas uma pessoa com boa vontade, esforço e dedicação, que busque as fontes corretas, poderia realizá-lo.
Os desafios no atendimento educacional do aluno com superdotação/ altas habilidades é instigante e requer um trabalho pedagógico voltado para a perspectiva de uma aprendizagem ativa e dinâmica. Muitas contribuições serão construídas coletivamente e a turma terá grandes oportunidades de conhecer uma ou várias expressões de talentos, de conviver com ritmos diferenciados e aprendizagens que respeitarão estilos particulares.
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1ª Imagem disponível em: centrodeestudosorientados.blogspot.com
2ª Imagem disponível em: joy-allnightlong.blogspot.com
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