terça-feira, 1 de dezembro de 2009

Inclusão Escolar de Alunos Disléxicos

Dislexia é um transtorno específico no aprendizado da leitura, cuja característica principal é o rendimento escolar abaixo do esperado para a idade cronológica, potencial intelectual e escolaridade do indivíduo.

A primeira manifestação da dislexia surge no início da alf
abetização, quando a criança apresenta dificuldade na decodificação fono-grafêmica, habilidade essencial para compreender e utilizar a associação dos sinais gráficos com seqüências fonológicas das palavras.

Entendemos que colocar disléxicos em salas de educação especial significa negar-lhes o acesso a toda uma gama de informações, ao desenvolvimento de sua potencialidade através da riqueza de alimentos que a escola comum pode lhe oferecer, além da possibilidade de sociabilização que ele desfrutaria, devido à diversidade presente.

A perspectiva de inclusão dos disléxicos em escolas regulares é um direito de cidadão, já que elas existem com a função de promover educação para todos, indiscriminadamente. Além disso, todos, alunos comuns ou alunos com dificuldades, professores e a comunidade em geral seriam beneficiados, pois a qualidade das escolas aumentaria na medida em que se exigisse da mesma, uma postura coerente e segura em sua prática pedagógica e, a história do aluno seria entendida como meio de conhecimento do mesmo e, sobretudo como ponto de partida para encontrar-se meios eficientes para os pontos de chegada.

1ª Imagem disponível em:
jc.uol.com.br
2ª Imagem disponível em: dislexia.zip.net

Nenhum comentário:

Postar um comentário